Os Cíclames nascem espontaneamente nas regiões ocupadas pela Grécia e pela Síria, de onde são originários;
A espécie Cyclamen persicum, (Ciclame da Pérsia), tornou-se a mais conhecida, assim como as variedades que dela derivaram. As flores, que lembram borboletas, com suas pétalas invertidas, as hastes florais atingem cerca de 25 cm de altura e carregam uma única flor, que pode se apresentar de diversas cores: branco, vermelho, rosa, salmão, púrpura e combinações diferentes. Em algumas variedades, as bordas das pétalas apresentam-se ondulados.
Suas folhas, cordiformes, possuem um caprichoso desenho verde-prateado sobre fundo verde-escuro na maioria das espécies, o que confere à planta um aspecto ainda mais vistoso.
Gosta de ambientes frescos, idealmente de temperaturas que vão dos 15 aos 18ºC durante o dia e dos 12 aos 15ºC durante a noite, sobretudo se estiver dentro de casa, mas tolera climas onde a temperatura do ar pode chegar aos 5ºC ou mesmo menos.
Enquanto tiver flores a planta deve ser colocada num local luminoso embora com luz indireta;
Necessita de rega regular mas não em demasia , durante o período de floração, mantenha o solo sempre úmido, não permitindo nunca que seque.
Remova sempre as flores secas ou murchas, desde o ponto de origem da flor e durante todo o período da floração;
O excesso de água pode levar à descoloração das folhas e, no final, ao apodrecimento das raízes e do caule; Folhas murchas e amareladas revelam que o ar está seco e a temperatura muito alta, ou que a planta permaneceu por longo tempo ao sol. Mude-a para um lugar de meia-sombra mas com claridade.
Propagação: O Ciclame propaga-se por sementes .
Um comentário:
gostei
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!