sábado, 27 de agosto de 2011

Você sabia que quem cursou Ciências Naturais com Habilitação em Biologia na UEPA não pode registrar-se no CRBio?


Pois é, parece absurdo mas no Decreto 88438/83 | Decreto nº 88.438, de 28 de
junho de 1983 consta:
Art. 2º O exercício da profissão de Biólogo é privativo dos portadores de diploma:
I - devidamente registrado, de bacharel ou licenciado em curso de História
Natural, ou de Ciências Biológicas, em todas as suas especialidades ou 
de  licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia, expedido por
instituição brasileira oficialmente reconhecida; Cursei Ciências Naturais
com  Habilitação em Biologia na UEPA-Universidade Estadual do Pará e  Especialização em Biologia  na  3ª melhor universidade do  país  (UFLA)
e no entanto meu pedido de registro no CRBio foi negado, simplesmente
porque na lei citada acima não consta o nome do curso CIÊNCIAS 
NATURAIS, sendo que a grade curricular dos cursos mencionados na lei é
a mesma. Só não entendo também porque não foi tomado providências já
que a UEPA oferta esse curso há muitos anos . Reinvindicamos uma 
alteração na  legislação, pois eu e muitos alunos da UEPA nos sentimos
lesados, já que cursamos Ciências Naturais acreditando que poderíamos
atuar não só na área da educação. E acreditamos também que o direito de
atuar como biólogo  nos  assiste já que a grade curricular de biologia dos
cursos é a mesma.

20 comentários:

rodrigo disse...

Também sou formado no curso citado e tenho interesse no registro do CRBIo.A UEPA solicitou que eu levasse a carta com a rejeição do registro no cr-bio ao departamento jurídico da mesma para o inicio de um processo.Realizei isto no mês de janeiro de 2012 e estou aguardando respostas. Para aqueles que tiveram seu registro negado, sugiro que procure a coordenação do curso de Ciência naturais e fale diretamente com o coordenador do curso. pois, a maioria dos funcionários estão desinformados a respeito deste direito(aconteceu comigo).

Aparecida disse...

Rodrigo, também tive o meu registro no CRbio indeferido este ano e também já tentei entrar em contato com a coordenação, entretanto, nada resolveu-se ainda. Gostaria de saber se você conseguiu.
Aparecida(c_idamelo@hotmail.com)

Aparecida disse...

Me ajudou muito, professora Rosa!
Também estou lutando por esta causa, mas gostaria que mais alunos se interessassem e se manifestassem.

RosaBio disse...

Coloco meu blog ROSABIO à disposição para outras pessoas que também cursaram Ciências Naturais na UEPA e queiram se manifestar. Por meu blog ter em média 300 acessos diários, pode ser um caminho para mostrarmos ao CFBIO (Conselho Federal de Biologia) nossa indignação. Prometo publicar todos os comentários relativo ao assunto.

Unknown disse...

A UEPA deveria corrigir o nome do curso de "ciências naturais com habilitação em biologia"para "Licenciatura plena em Biologia, já que ambos os cursos tem os mesmos objetivos confira no SITE http://abaetetuba.ifpa.edu.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=7&Itemid=73&lang=pt e veja que o IFPA de Abaetetuba oferece o curso de "licenciatura plena em biologia" é semelhantes ao a grade "ciências naturais com habilitação em biologia"desde o objetivo do curso a grade curricular,é preciso fazer algo para resolver essa confusão,afinal queremos ser biólogos cadastrado e temos ou teremos graduação na área que se divide em licenciatura e bacharelado,é injustiça não podermos nos cadastrar.

Unknown disse...

Descobri um novo fato dê uma olhada no SITE do E-mec ,procure pela UEPA e os cursos oferecidos e pelo mec esta escrito licenciatura em ciencias:Biologia,Quimica,Fisica , ou seja nãO consta o termo naturais.http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/Mzg=/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/MzkyNA==

rodrigo disse...

Olá Aparecida, conforme o post anterior, entrei em contato com o coordenador, no qual enviou a situação para a parte jurídica da UEPa e ainda hoje espero uma resposta. Já estou meio que desacreditado do sucesso deste processo. Lembrando que você deve conversar com o coordenador do curso, pois qualquer outro funcionário não possui conhecimento suficiente para ajuda-la...Outro problema que verifiquei foi a criação da lei no CFbio em que cursos de biologia devem ter no minimo 3200 horas de conteúdo biologico. Portanto, se não conseguirmos nenhuma resposta até o final de 2013 quando a lei entra vigor, provavelmente não conseguiremos algum sucesso pois a carga horaria do curso da uepa não está de acordo com as regras.

rodrigo disse...

OLá Ram8, se no site do Mec o nome do curso está de acordo com a legislação, então temos um argumento para pedir a impressão do diploma com um nome adequado, já que este é o principal problema que temos. Precisamos de união nesta batalha.

Fernanda Pimenta disse...

Olá gente, também estou com o mesmo problema. Formei juntamente com o Rodrigo, porém realizei o registro porivsorio este foi aceito e quando fui mudar para o definitovo meu pedido foi indeferido, sendo que outras pessoas do mesmo curso conseguiram o registro. Fazendo umas pesquisas vi que há um erro de nomenclatura do curso no MEC, pois no site afirma que tem o curso de Licenciatua Plena em Ciências com habilitação em fisica, quimica e biologia, nos nucleos de Barcarena,Castanhal e Redencão, enquanto em outros campos são ciencias naturais, isso é inconsistencia da UEPA e no final os prejudicados somos nós, que estamos sendo lesados. Trabalho na area a anos es estou na corda bamba no meu emprego por conta deste documento. Precisamos nos unir por esta causa.

RosaBio disse...

Eu sugiro que se faça uma petição no site da AVAAZ www.avaaz.org e todas as pessoas que se sintam prejudicadas com a situação assine. Não tenho mais interesse em fazer o registro mas comprometo-me a assinar e divulgar em meu blog para outras pessoas assinarem. Depois é só levar a petição com as assinaturas nos órgãos competentes (UEPA e CRBIO).

Unknown disse...

Acompanhem meu processo que tramita na justiça federal de Santarém- Pará, processo 4557-76.2012.4.01.3902 Hoje foi publicada a liminar onde o CRBio06 deverá me conceder a carteira. Luciana

Unknown disse...

Colegas licenciados em ciências naturais com habilitação em biologia meu registro é 073348/06D. Confiram no site do CFBio. Minha liminar foi deferida!!! Luciana. Busquem entrar com ação ordinária ou com mandado de segurança

Jack roots disse...

Também me sinto Lesado com o ocorrido queremos nossos direitos, vamos abrir um processo contra a UEPA e requerer nossos diplomas como Licenciados em Biologia. Não acho justo perdemos essa oportunidade de sermos BIÓLOGOS!

Jack roots disse...

Vamos nos unir licenciados em C. Naturais Biologia, queremos nossos direitos, vamos junto a UEPA requerer que o nosso curso seja corrigido como LICENCIATURA EM BIOLOGIA, uma vez que não podemos nem ter CRBio.

Anônimo disse...

Tb tenho esta formação, e gostaria de saber se houve qualquer outra novidade? Pelo que entendi a liminar da Luciana foi indeferida :/

Unknown disse...

Olá também sou graduada em Ciências Naturais e sou indignada com esta situação, pois temos o direito em ser aceito no CRBio. O curso de Ciências Naturais de todo o Brasil deveria se reunir e tomar uma decisão.

Unknown disse...

Faço Licenciatura Plena em Ciências Naturais, mas pela UFPA e sem habilitação!
Tenho direito ao CRBio?

Sebastião Rodrigues disse...

Pessoal, vocês tem a portaria do Mec que autoriza o curso? Tô tendo problemas, pois fiz um concurso no qual o edital solicitava Licenciatura em Física e fiz CN com habilitação em Física pela UEPA. Não é nem o IF que tá me impedindo, mas como passei em 2 lugar e a vaga 1 ficou ociosa. Só que os lindos concorrentes andam falando que vão entrar com mandado de segurança quando eu for empossado. Isso tá me deixando muito triste.

Cledinaldo disse...

Pessoal, vamos a algumas explicações:
1 - Várias universidades criaram alguns cursos que não são contemplados na lei de regulamentação da profissão de biólogo, isso é um fato, mas não sei se é o caso de vocês.
2 - Se o curso de vocês é o de Lic. em Ciências Naturais ou Ciências da Natureza e contém o curso dividido em biologia, física e química (ou ainda matemática), não entra na categorias da lei de Biólogo, logo são cursos de formação de professores da educação básica; o projeto do curso deve ser consultado para maiores esclarecimentos.
Mas se o curso for de Licenciatura em ciências com habilitação em biologia ou física ou química, você terá o mesmo direito (para os habilitados em biologia, somente) dos que têm formação em "licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia", como consta na lei.
Espero ter ajudado a esclarecer.
Abraço.

Anônimo disse...

O CURSO APENAS DE CIÊNCIAS NATURAIS QUE NÃO PODE TIRAR CARTEIRA EM NENHUM DOS CONSELHOS, MESMO COM COMPLEMENTAÇÕES, NO DE BIOLOGIA PELO MENOS NÃO, TEM QUE TER HABILITAÇÃO EM BIO NO DIPLOMA DE GRADUAÇÃO. Isso de ciências naturais com habilitação em biologia é equivalente a ciências habilitação biologia, ou algo como no universo dos cursos de comunicação, que as vem comunicação social habilitação jornalismo, habilitação relações publicas ou habilitação publicidade e propaganda. A minha turma foi assim de CN-hab biologia e tá conseguindo solicitar, mesmo com o aumento da exigência de carga horária pra 3200. Ainda que fosse licenciatura em ciências biológicas é quase certo que por ser licenciatura há a necessidade de complemento da carga horária pra tirar a carteira como a legislação do cfbio coloca, seja com estágios, especialização, mestrado, doc, cursos extracurriculares (limite de 120 h).ASSIM, O DIPLOMA NO CASO DA LICENCIATURA SE COLOCA COM PARTE DAS EXIGÊNCIAS OBRIGATÓRIAS -VC TEM QUE TER UM DOS TRÊS- MAS SO ELE NÃO SE BASTA PARA SE TIRAR O REGISTRO - o diploma sozinho se basta pra tirar a carteira com maior frequência no caso do BACHARELADO. A carga pedagógica leva uma boa barganha das 3.400 horas de curso, mas não chega a ser um grande bicho de 7 cabeças pra chegar nessas 3.200 que o conselho solicita.

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!