Objetivos:
Oportunizar aos alunos a visualização de células animal e
vegetal e como lidar com o microscópio óptico, ressaltando
a importância da microscopia no ensino da biologia, traba-
lhando as habilidades de observação , registro (desenho)
e dissertação. Explorando imagens virtuais (na internet) e
reais ( no microscópio óptico).
vegetal e como lidar com o microscópio óptico, ressaltando
a importância da microscopia no ensino da biologia, traba-
lhando as habilidades de observação , registro (desenho)
e dissertação. Explorando imagens virtuais (na internet) e
Atividades:
1- Observação de células animal e vegetal no microscópio
óptico e na internet imagens de células vista ao micros-
cópio eletrônico.
2- Desenhe o microscópio óptico e reconheça cada peça
colocando os nomes de suas partes.
óptico e na internet imagens de células vista ao micros-
cópio eletrônico.
2- Desenhe o microscópio óptico e reconheça cada peça
colocando os nomes de suas partes.
3- Observe a célula da pele da rã (corte) e da semente de
milho (corte longitudinal) ao microscópio óptico e registre.
Seu desenho deve aproximar-se o máximo do real, não
desenhe o que você não vê.
milho (corte longitudinal) ao microscópio óptico e registre.
Seu desenho deve aproximar-se o máximo do real, não
desenhe o que você não vê.
4- Que estruturas são visíveis nas células?
5- As células observadas estavam vivas? O que o levou a
essa conclusão?
6- Quais as cores que se vê nas células observadas ao
microscópio óptico?
7 - Compare as imagens de células vista ao microscópio
eletrônico (na internet) com as que você observou ao
microscópio óptico.
5- As células observadas estavam vivas? O que o levou a
essa conclusão?
6- Quais as cores que se vê nas células observadas ao
microscópio óptico?
7 - Compare as imagens de células vista ao microscópio
eletrônico (na internet) com as que você observou ao
microscópio óptico.
Desenvolvimento das Atividades:
Antes da prática (observação
ao microscópio óptico)
expliquei as diferenças entre
o microscópio óptico e o
microscópio eletrônico,
como são preparadas as
lâminas e como se utiliza o
microscópio.
Alunos observando células ao microscópio óptico
Registro do aluno Manoel Bento Ribeiro - 1º E
(Microscópio)
Registro da aluna Patrícia Alves Rocha - 1º B
Registro do aluno Cláudio Gomes de Azevedo -1º B
(células da pele de rã)
Registro da aluna Adriely Lourenço de Souza -1º A
(células da pele de rã)
Registro da Aluna Patrícia Alves Rocha - 1º B
(células da semente do milho)
Antes da prática (observação
ao microscópio óptico)
expliquei as diferenças entre
o microscópio óptico e o
microscópio eletrônico,
como são preparadas as
lâminas e como se utiliza o
microscópio.
Veja as fotos :
No laboratório de Informática observando células
vista ao microscópio eletrônico (microscópios
virtuais) e fazendo comentários sobre trabalho
realizado em classe e extra-classe.
Registro do aluno Manoel Bento Ribeiro - 1º E
(Microscópio)
Registro da aluna Patrícia Alves Rocha - 1º B
Registro do aluno Cláudio Gomes de Azevedo -1º B
(células da pele de rã)
(células da pele de rã)
Registro da Aluna Patrícia Alves Rocha - 1º B
(células da semente do milho)
2 comentários:
Olá Professora Rosa, parabéns pelo empenho e capricho no ensino de Biologia. Gostei muito das suas propostas!
Parabéns!
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!