terça-feira, 24 de setembro de 2019

Morfologia e Fisiologia das Sementes de Ipê (Tabebuia spp)


       
 A semente é o principal meio para a reprodução da maioria das espécies lenhosas, e suas características morfológicas externas, por não variarem com as condições ambientais, são importantes para auxiliar na identificação da família, gênero e espécie. O tamanho das sementes também exerce influência no processo de germinação. As sementes menores germinam  primeiro, pois necessitam de menor quantidade de água .

Características das sementes do Ipê (Tabebuia spp):

        A época de colheita é nos meses de agosto e setembro,  a coloração da vagem (fruto)  é marrom-claro e  a natureza  dos frutos  deiscente (são aqueles que se abrem para liberar sementes). Para as espécies com frutos deiscentes, a colheita deve ser iniciada antes que se abram pois ao ocorrer a abertura, as sementes são espalhadas  pelo vento.

      O processo de maturação dos frutos é um evento biológico diretamente relacionado ao processo de dispersão. As espécies tendem a liberar seus frutos ou sementes na época propicia à disseminação, nos ipês a dispersão das sementes é  Anemocoria, ou seja , pelo vento.
As sementes  da Tabebuia spp  apresentaram maior viabilidade de germinarem até 30 dias após serem colhidas.


Frutos (vagem) e sementes do Ipê
As sementes apresentam expansões 

aladas bilaterais para facilitar a dispersão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!