segunda-feira, 15 de abril de 2019

Helicônia rostrata

Nomes comuns: bico de papagaio e bananeira-do-brejo 
Nome científico: Helicônia rostrata
No Brasil, 37 espécies de helicônia são de ocorrência natural e restritas às regiões tropicais. As helicônias são monocotiledôneas , constituem um gênero de plantas herbáceas, com rizoma subterrâneo, eretas, com altura variando de 0,5 m até 10 m, conforme a espécie.  As flores de helicônias  são hermafroditas, inflorescência, também chamada de flor, nasce no ponto terminal de crescimento, formada por um pedúnculo alongado, no qual, em sua extremidade, estão inseridas brácteas em formato de canoa.  Dentro das brácteas encontram-se as flores, cujas pétalas mostram coloração amarelo com vermelho.
Tipo de Solo: As helicônias preferem solos areno-argilosos, profundos, com boa drenagem e pH entre 4,5 a 6,5. Em solos extremamente ácidos, as plantas tornam-se amareladas e pouco desenvolvidas.
Propagação:  A multiplicação  por semente não é recomendada pelo fato de a germinação  demorar de 60 a 90 dias e também pelo longo período (acima de 12 meses) para as plantas iniciarem o florescimento. As mudas são obtidas pela divisão de touceiras ou pela separação dos rizomas em dois ou mais pedaços  que contenham gemas ou pontos de brotação.
Plantio:  Efetuar de preferência no período chuvoso (fevereiro-maio) para facilitar o pegamento.  Após o plantio, as regas devem ser diárias, sempre que não ocorrerem chuvas.
Sombreamento: As helicônias  são plantas originadas das florestas tropicais e, portanto, nas condições  naturais estão mais adaptadas a locais sombreados. Entretanto, dados de literatura têm demonstrado que plantas cultivadas a pleno sol produzem muito mais flores que as sombreadas.
Período de florescimento da planta varia de espécie a espécie e é afetado pelas condições climáticas. O pico de produção normalmente ocorre no início do verão. 
Helicônia rostrata no Paisagismo: As helicônias são uma ótima opção para o comércio de plantas ornamentais. Usadas comercialmente como plantas de jardim, em canteiros ou vasos, ou flores de corte. Atualmente  vem sendo observada uma crescente comercialização nos mercados nacionais e internacionais, graças à  exuberância dessa planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!