quinta-feira, 14 de março de 2019

Bullying

Um termo importado da língua inglesa o Bullying onde bully significa “valentão”, o termo faz referência a todo tipo e formas de agressão. Sendo ela: Verbal, física ou psicológica, com intencionalidade e por repetitivas vezes; que ocorrem sem uma motivação evidente, podendo ser exercida por mais de um indivíduo, causando assim em sua vítima dor e angustia. Tendo como foco a intimidação e ridicularização, não possibilitando a capacidade que o outro teria para se defender, sendo realizado dentro de uma relação desigual de poder.

O Bullying tem se tornado um problema mundial, onde suas vítimas por vezes guardam aquele trauma por anos sem revelar tal dor e angustia. Até que um dia podem vir a não suportar mais tal fato e de alguma forma exteriorizar o sentimento de maneira catastrófica, causando violência e dor a quem consideram seu algoz, não necessariamente seguindo este padrão. O causador do Bullying se coloca em uma posição de tirano, amedrontador e opressor; sua vítima geralmente é a pessoa mais fraca visivelmente ou com alguma característica física que possa lhe causar desconforto quando apontado.

Popularmente encontrado em ambientes escolares, essa prática tem enorme poder de causar a destruição da autoestima de sua vítima, tendo em vista que esta precisa necessariamente frequentar todos os dias o ambiente escolar, diante dos demais colegas sofrendo as humilhações. Em cerca de vinte por cento dos casos o agressor também sofreu Bullying, é possível descrever cenas de opressão em adultos no ambiente de trabalho e empresas, onde se imagina que seria local livre desta prática.

Crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram Bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima, tendenciosos a adquirir problemas psicológicos e de relacionamentos. Um dos principais comportamentos disfuncionais evidentes é o de agressividade, em casos extremos podendo causar danos a terceiros e a si mesmo.
Fonte: https://www.instagram.com/psi.almendanha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!