quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Zika vírus - Transmitido pelo Aedes aegypti




OMS reconhece relação entre zika vírus e casos de microcefalia



A Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde emitiram um alerta, nesta terça-feira, em que reconhecem oficialmente a associação entre o zika vírus e os casos de microcefalia no Brasil. Segundo o comunicado, "análises preliminares conduzidas pelos órgãos de saúde brasileiros indicam que o grande risco de microcefalia ou anomalias congênitas em recém-nascidos está associado à infecção pelo zika vírus no primeiro trimestre de gravidez".
No ano 2000, a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos no Brasil era de 5,5/100.000 nascimentos. Em 2010 era de 5,7/100.000 nascimentos. Já em 2015 essa taxa saltou para 99,7/100.000 nascimentos, com 1.248 casos já confirmados.

A OPAS/OMS reforçou as recomendações para que os países com presença do Aedes aegypti continuem seus esforços na implementação de estratégias efetivas de controle do vetor com ênfase no diálogo com a população. Além do Brasil, há a confirmação de circulação do zika vírus na Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname, Venezuela e na Ilha de Páscoa, onde houve a primeira confirmação do vírus, em 2012.
O Ministério da Saúde também já iniciou uma campanha para prestar informações e orientar a população, especialmente gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!