quinta-feira, 15 de agosto de 2013

IAC - Índice de Adiposidade Corporal

Embora o IMC seja amplamente utilizado e fácil de calcular, ele possui falhas. Por exemplo, uma pessoa magra, mas muito musculosa pode ter um IMC alto, o que, de acordo com o cálculo, irá indicar que ela está acima do peso, quando na realidade isso não é verdade, ou seja, o cálculo representa a corpulência e não a adiposidade.
Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia propuseram  uma nova forma de avaliar a adiposidade em adultos. Atualmente o uso do Índice de Adiposidade Corporal (IAC) é largamente difundido para quantificar o grau de gordura corporal ,uma vez que indivíduos musculosos e obesos podem apresentar o mesmo IMC. 
O IAC aparece como uma medida promissora para substituir o IMC, por ser mais específica para quantificar a quantidade de gordura corporal. 


                                           Fórmula do IAC

                              Cálculo IAC

Resultados:

Para uma mulher adulta (de 18 anos)
Para uma mulher adulta o valor ideal do seu IAC deve ser entre 20 e 32%.
Sobrepeso e Obesidade: De 33 a 38% trata-se de excesso de peso e se o resultado for maior que 38% trata-se de obesidade.
Magreza e desnutrição: Entre 16 e 19% estima-se que são magras e entre 10 e 15% a pessoa é muito magra. Atenção, quando o IAC é inferior a 10% os resultados são pouco precisos.

Para um adulto do sexo masculino (de 18 anos) Para um adulto o valor ideal do seu IAC deve ser entre 15 e 20%.Sobrepeso e Obesidade: 20 a 25% trata-se de excesso de peso e se o resultado for superior a 25% trata-se de obesidade.Magreza e desnutrição: Entre 10 e 15% estima-se que são magros e entre 6 e 10% a pessoa é muito magra. 

Importante:Se você está com problemas de excesso ou falta de peso, o ideal é consultar um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!