segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bananeira - Fruto: Banana (Musa spp.)

Que Banana é essa? 
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Monocotiledônea
Ordem: Zingiberales
Família: Musaceae
Género: Musa
Espécies: Musa spp
No mundo existem cerca de 180 variedades de bananas, sendo que no Brasil frutificam cerca de 35 delas. Banana é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea .  A banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, após arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia, são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Entre as fruteiras produzidas no Brasil, a cultura da bananeira ocupa lugar de expressão, tanto em volume de frutas produzido, quanto em importância sócio-econômica. No Nordeste, onde são produzidos 34% de toda a banana do País, é uma das frutas mais consumidas; pois é um dos componentes básicos da alimentação de todas as camadas da população.
A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.
Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

                                              Veja Algumas:
Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.
TPM Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.
Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos da anemia.
Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.
Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames comendo bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.
Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.
Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.
Azia: elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.
Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.
Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio.
Infarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40%.
Verrugas: os interessados
​​em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!
Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: "Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!" 
                 Casca da Banana
Apesar de parecer não utilizável, a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais como a glicose e sacarose e minerais. Com isso, pode ser aproveitada no consumo alimentício, proporcionando baixo custo sem deixar para trás o bom paladar. São diversos os exemplos pelos quais se pode aproveitá-la, como o brigadeiro de casca de banana, o bolo de casca de banana, a farinha, o bife empanado de casca de banana e vários outros. 
 As  bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui; quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de dentro da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato... Passe após, um pano seco. 

História da Banana                
Há apenas uma variedade nativa do Brasil, a conhecida Banana da Terra, sendo que todas as demais - banana-prata, banana-figo, banana-ouro, banana-maçã, banana-nanica e banana-robusta – são originárias de países africanos ou do Extremo Oriente. Há menções a banana em escritos do poeta budista Pali, datadas do século VI a.C. assim como nos célebres poemas épicos indianos, Mahabharata e Ramayana.
As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules" que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo (rizoma ou cormo) cuja longevidade chega a 15 anos ou mais. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule.A musa paradisíaca (o nome científico dessa tão apreciada fruta) é o fruto das bananeiras, pertencente à família das musáceas e, de acordo com o Pequeno Dicionário da Gula, de autoria de Márcia Algranti, possui mais de trinta espécies apenas em terras brasileiras. Seu consumo pode ser feito ao natural, apenas sendo necessária a retirada de suas cascas, ou ainda cozida, frita, assada ou como compota. 
A fruta mais popular no Brasil é a banana (Musácea). Crua, assada, cozida; com açúcar, canela, doce em calda e a bananada, compacta; assada, com queijo, cartola; farinha para as crianças; mingau; tortas. Com mel. Licor. Cozidas acompanham os cozinhados, feijoadas, lombos. Os guatós do alto Paraguai, Mato Grosso, fazem sopa de bananas verdes de que Max Schmidt ficou devoto. Banana com farinha não é só um pospasto mas quase uma refeição. É a fruta íntima e comum, fiel ao pobre, saboreada por todas as idades e paladares. 
Com a produção circunscrita ainda hoje aos ambientes tropicais e subtropicais, os maiores produtores mundiais de banana encontram-se no hemisfério sul, entre os quais se destacam a Índia, o Brasil, o Equador, a Indonésia e as Filipinas. No Brasil são conhecidas mais de trinta espécies de bananas. O consumo é basicamente feito pelo mercado interno brasileiro.
A variedade mais produzida no mundo inteiro é a nanica, também chamada em terras brasileiras de banana-d’água, anã, caturra, cambota e banana da china. Além de saboroso alimento, a banana é ainda utilizada em algumas regiões do planeta de forma praticamente integral, servindo como material de construção, na confecção de cordas e barbantes, teto para abrigos como choupanas ou cabanas e ainda fornecendo outros elementos de sua composição como matéria-prima para atividades humanas (ao cortar-se a ponta do cacho há o fornecimento de água em quantidade suficiente para matar a sede; o coração da bananeira pode ser usado como alimento ou ainda enquanto combustível depois de secar ao sol).                
Reprodução da bananeira - Por Clonagem
A clonagem, que tem início na retirada de uma parte central (o ápice caulinar) dos rizomas da bananeira, é responsável por um aumento de até 25% na produção de frutos, se comparado com a técnica tradicional. A partir de apenas um rizoma é possível gerar até 200 mudas, em um processo conhecido como micropropagação.
No método convencional, a proporção é de um rizoma para uma nova muda, podendo chegar a cinco ou dez em um período de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!