Terceiro dia
de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram
animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a
professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles
têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não
sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta.
Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca… Todos ajudam.
- Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?
- Aquele? É o iaque, um boi da Ásia
Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pêlo se fazem
perucas bacanas. E a carne, dizem que é gostosa.
- Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?
- Bem, primeiro serve para uma coisa,
depois para outra. Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem
pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é
ótimo.
- Ele faz pincel, professora?
- Quem, o texugo? Não, só fornece o pêlo. Para pincel de barba também, que o Arturzinho vai usar quando crescer.
Arturzinho objetou que pretende usar
barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma
vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade
do canguru:
- Bolsas, mala, maletas, tudo isso o couro do canguru dá pra gente. Não falando da carne. Canguru é utilíssimo.
- Vivo, fessora?
- A vicunha, que vocês estão vendo aí,
produz… produz é maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pêlo
dela nós preparamos ponchos, mantas, cobertores, etc.
- Depois a gente come a vicunha, né fessora?
- Daniel, não é preciso comer todos os animais. Basta retirar a lã da vicunha, que torna a crescer…
- A gente torna a corta? Ela não tem sossego, tadinha.
- Vejam agora como a zebra é camarada.
Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de
almofada e para tapete. Também se aproveita a carne, sabem?
- A carne também é listrada?- pergunta que desencadeia riso geral.
- Não riam da Betty, ela é uma garota que
quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no
açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria
de ser comestível por causa disto. Ah, o pingüim? Este vocês já conhecem
da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza.
Pensam que só serve para brincar? Estão enganados. Vocês devem respeitar
o bichinho. O excremento – não sabem o que é? O cocô do pingüim é um
adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito da gordura do
pingüim…
- A senhora disse que a gente deve respeitar.
- Claro. Mas o óleo é bom.
- Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.
- Pois lucra. O pêlo dá escovas é de ótima qualidade.
- E o castor?
- Pois quando voltar a moda do chapéu
para os homens, o castor vai prestar muito serviço. Aliás, já presta,
com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar de um bom
exemplo.
- Eu, hem?
- Dos chifres do rinoceronte, Belá, você pode encomendar um vaso raro para o living da sua casa.
Do couro da girafa Luís Gabriel pode
tirar um escudo de verdade, deixando os pêlos da cauda para Tereza fazer
um bracelete genial. A tartaruga-marinha, meu Deus, é de uma utilidade
que vocês não cauculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma
de-lí-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa.
O biguá é engraçado.
- Engraçado, como?
- Apanha peixe pra gente.
- Apanha e entrega, professora?
- Não é bem assim. Você bota um anel no
pescoço dele, e o biguá pega o peixe mas não pode engolir. Então você
tira o peixe da goela do biguá.
- Bobo que ele é.
- Não. É útil. Ai de nós se não fossem os
animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo:
devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu,
Ricardo?
- Entendi, a gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pêlo, o couro e os ossos.
Carlos Drummond de Andrade
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Vocabulário:
texugo
- mamífero de corpo atarracado, cauda curta
e pêlos rijos que vive em
grandes tocas cavadas no solo.
grandes tocas cavadas no solo.
vicunha
- mamífero da família dos camelídeos
encontrado nos Andes do Peru,
Bolívia, Argentina e Chile.
Bolívia, Argentina e Chile.
nitrato
- elemento químico usado em fertilizantes
living
- sala de estar
biguá
- ave aquática
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO
1.
No 1o. parágrafo do texto, a professora dá
uma aula sobre animais e diz que “
é preciso querer bem a eles, pois eles têm direito à vida, e além disso são muito úteis”.
é preciso querer bem a eles, pois eles têm direito à vida, e além disso são muito úteis”.
a)
Na sua opinião, a fala inicial da professora manifesta uma
preocupação
ecológica? Por quê?
ecológica? Por quê?
b)
Para justificar seu comentário, ela lembra a importância de alguns
animais,
como o cão, a galinha, o peixe e a vaca. Ela é convincente em seus argumentos?
como o cão, a galinha, o peixe e a vaca. Ela é convincente em seus argumentos?
c)
Quem foi o primeiro a perceber o discurso contraditório da
professora?
d)
Procure outras falas de alunos que demonstram perceber a incoerência
da professora.
e)
O que mostra a conclusão a que chegou Ricardo no final da aula?
2.
Pelas perguntas e pelos comentários dos
alunos, percebe-se que o conceito de
ecologia deles
não coincide com o da professora. Por quê?
a-
Identifique duas frases dos alunos que comprovem sua resposta
anterior.
b-Como
a professora reage aos comentários e interferências que os alunos
fazem?
3.
No fim da aula, a professora conclui sua
exposição dizendo: “os animais nos ajudam de
todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e
não maltratá-los de jeito nenhum”.
a)
A conclusão da professora é coerente com sua fala inicial? Por quê?
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