A internet constitui-se hoje como uma das mais importantes tecnologias, pois
consegue reunir inúmeros recursos (textos, imagens, sons, animações e
vídeos) em um só ambiente , disponibilizando o mundo da comunicação e do
conhecimento a qualquer usuário. Integrar a internet no currículo de um modo
significativo e incorporá-la às aulas é hoje uma tarefa fundamental na vida do
professor, pois a mesma permite criar situações de aprendizagens diversifi-
consegue reunir inúmeros recursos (textos, imagens, sons, animações e
vídeos) em um só ambiente , disponibilizando o mundo da comunicação e do
conhecimento a qualquer usuário. Integrar a internet no currículo de um modo
significativo e incorporá-la às aulas é hoje uma tarefa fundamental na vida do
professor, pois a mesma permite criar situações de aprendizagens diversifi-
cadas. Porém, o professor precisa ficar atento, porque a tendência na internet
é para a dispersão . Segundo Gardner (1993) A aprendizagem se dá através
é para a dispersão . Segundo Gardner (1993) A aprendizagem se dá através
da descoberta e o professor passa a ser um guia do aluno. E para Perrenoud
(2000) O domínio de novas tecnologias deve ser uma das competências que
o professor contemporâneo deve possuir.
1- Como Elaborar Atividades Objetivas e Dissertativas Online:
Preencha o formulário e salve - Você deverá ter site ou blog para postar o link da
atividade (aparece logo abaixo - é só copiar e colar no blog).
atividade (aparece logo abaixo - é só copiar e colar no blog).
2- Webquest
Uma página na internet com atividades orientadas para a pesquisa em que
algumas ou todas as informações com as quais os educandos interagem
são provenientes dos recursos da internet.
Exemplos de Webquest
3-Toondon
É um editor de histórias em quadrinho personalizada.
As histórias em quadrinho, além de entreter podem auxiliar no processo de ensino-
aprendizagem dos mais diversos conteúdos e tem o potencial para o desenvolvi-
mento de competências pedagógicas como a leitura, a escrita e a criatividade.
As histórias em quadrinho, além de entreter podem auxiliar no processo de ensino-
aprendizagem dos mais diversos conteúdos e tem o potencial para o desenvolvi-
mento de competências pedagógicas como a leitura, a escrita e a criatividade.
Veja Exemplos:
Para fazer o seu acesse http://www.toondoo.com/
4- Jogos eletrônicos
Os jogos podem ter função lúdica e educativa. Para Vigotsky os jogos são
considerados uma importante fonte de desenvolvimento e aprendizado.
Exemplo - jogos educativos:
5- Blogs
É um diário online no qual você publica histórias, idéias e imagens. Como
ferramenta pedagógica desperta o hábito de ler e escrever, serve para
compartilhar atividades desenvolvidas na escola e propicia a troca de
experiências, de dúvidas, de materiais, tanto de quem está perto ou longe
geograficamente.
Algumas razões para se criar um blog:
1-Expressar seus pensamentos e opiniões;
2-Para ajudar pessoas;
3-Para se divertir e ser criativo;
4-É grátis;
5-Pode ganhar dinheiro;
6-Adquirir hábito de ler, escrever e pesquisar;
7-Pode ser reconhecido pelo seu talento de blogueiro ou na sua
área específica.
área específica.
8-Pode ser usado para registrar e postar aulas (professor)
*Postagem destinada principalmente aos meus alunos do curso de Licenciatura
em Informática do IFPA - Profª. Rosa Duarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!