sexta-feira, 2 de março de 2018

Flores

As flores, são órgãos reprodutores exclusivos das angiospermas (plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto).
 A principal função da flor numa planta é a de reprodução.
O conjunto de pétalas é designado de corola, e o conjunto de sépalas é designado de cálice. Os estames (antera e filete) constituem os órgãos masculinos e os carpelos (estigma, estilete e ovário) constituem os órgãos femininos da planta.

Tipos de Flores
Imagem: Ceplac - Clique para ampliar.
O sexo das flores varia de acordo com a presença do androceu e/ou gineceu ou a ausência de ambos.
As flores são denominadas perfeitas ou bissexuais ou hermafroditas, quando têm androceu e gineceu funcionais, essa condição é denominada de monoclínia. Na ausência ou esterilidade de um dos órgãos reprodutivos, as flores são unissexuais - condição denominada de diclinia. As flores são estaminadas ou unissexuais masculinas, quando têm apenas androceu funcional  e são pistiladas, carpelares ou unissexuais femininas, quando apresentam apenas gineceu funcional . As flores são estéreis e neutras, quando têm, respectivamente, órgãos reprodutivos não-funcionais (estaminódios ou pistilódios) e apenas o perianto .
A polinização de uma flor pode ser direta, quando os grãos de pólen (células reprodutoras masculinas) caem diretamente no estigma, ou cruzada quando os grãos de pólen  de uma flor são transportados pelos agentes de polinização para uma flor de outra planta da mesma espécie. O estigma possui um líquido viscoso e doce que fixa os grãos de pólen, que quando as condições são favoráveis, germinam formando um tubo polínico. O tubo polínico conduz o grão de pólen desde o estigma até ao ovário, que contém os óvulos (células reprodutoras femininas). O tubo polínico  fecunda os óvulos, formando-se o ovo – ocorre a fecundação, isto é, a união das células sexuais masculina e feminina .
Os agentes polinizadores podem ser: O vento, animais como insetos, aves e pequenos mamíferos (como morcegos). Logo após ter ocorrido a fecundação (formação do ovo), a flor vai murchar, iniciando-se uma série de transformações que irão originar o fruto.

Atividade:
Classificação das Flores: Hermafroditas, Masculinas ou Femininas, para entender como Mendel fazia os cruzamentos com as ervilhas.

Um comentário:

Unknown disse...

MUITO INTERESSANTE.

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!