sexta-feira, 24 de agosto de 2012

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

Pulmão de não fumante X Pulmão de fumante
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
     A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes. "
     
                                              O Que Vai no Cigarro
     Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes metais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.
                                               Não Fumantes em Risco 
Você mora, trabalha ou viaja com fumantes inveterados? Então talvez corra o risco ainda maior de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas. Um estudo realizado em 1993 pela Agência para Proteção do Meio ambiente (EPA, em inglês) concluiu que a fumaça de cigarro no ambiente é um carcinógeno do Grupo A, o mais perigoso. O relatório analisou exaustivamente os resultados de 30 estudos da fumaça produzidas pelo cigarro em repouso e da fumaça expelida depois de tragada.
      A EPA diz que a inalação passiva da fumaça de cigarro é responsável pelo câncer de pulmão que mata 3.000 pessoas todo o ano nos Estados Unidos. A Associação Médica Americana confirmou essas conclusões, em junho de 1994, com a publicação de um estudo que revela que as mulheres que nunca fumaram, mas que inalam fumaça de cigarro no ambiente, correm um risco 30% maior de contrair câncer de pulmão do que outras pessoas que também nunca fumaram. 
                                                     O Pulmão e o Coração
lustração do Pulmão Humano
Ilustração do
Pulmão Humano
O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos. O fluxo de sangue e a irrigação sanguínea entre o coração e o pulmão são intensos. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.
                                                        Estatísticas
       Mais de 300 pessoas morrem por dia no Brasil em conseqüência ao hábito de fumar. A Organização Mundial de Saúde prevê que, se nada for feito, em 2020 o vício do cigarro levará mais de 10 milhões de pessoas à morte, por ano.
                                                     Conclusão
Sabemos que o meio mais efetivo para reduzir o uso do tabaco é através da
aprovação de legislação forte (banindo todas as formas de publicidade do
tabaco, fazendo locais públicos livres de fumaça, e colocando advertências
fortes e com imagens nos produtos do tabaco) e aumentando os impostos
dos produtos de tabaco. Mas não estamos em situação de fazer estas
mudanças acontecerem por nós mesmos. Precisamos mobilizar governo e,
possivelmente, outras instituições. Uma ferramenta que podemos usar é a mídia
e as escolas.

                    Sugestão de  Atividades:
  •   Providencie cartazes com slogans chamativos e talvez fotos grandes de  pessoas de sua comunidade  afetadas por doenças  relacionadas ao tabaco.
  •  Publique no jornal da escola, blogs e outras mídias, declarações de acadêmicos, professores de medicina ,especialistas na área de controle do tabagismo e ex-fumantes. Isto dá autoridade ao que você está dizendo.
  • Elabore  informações claras sobre aspectos do controle do tabagismo.
  • Elabore uma pesquisa de opinião (pesquisa sobre o ponto de vista do público sobre uma questão, como o apoio à proibição da propaganda, o aumento dos locais livres de fumaça, o aumento dos impostos sobre os produtos de tabaco, a colocação de advertências com imagens nos maços...) e publique os resultados se eles apontarem para um grande apoio às medidas de controle do tabagismo.
  • A Organização Mundial da Saúde também produziu um número de PSAs,disponível em várias línguas. Entre em contato com Reshma Prakash, naTobacco free Initiative, no e-mail prakashr@who.ch
  • Organize simulações chamativas e convide a mídia. Seja criativo, por exemplo, faça “cigarros gigantes” de tubos de papel cartão, consiga ativistas para vestirem-se de ternos para representar a indústria do tabaco, e aponte os cigarros (como armas) para o mapa de seu país ou região.
  • Faça um cortejo fúnebre completo com caixões e roupas de luto;
  • Faça teatro de rua. 
Fontes:  http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html
                 Guia PATH Canadá
                 http://www.tabacozero.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!