PLANEJAMENTO DE ENSINO

       PLANEJAMENTO DE ENSINO 
       BIOLOGIA  -  ENSINO  MÉDIO

Escola: Estadual ...
Professora: Rosa Duarte Almeida
Disciplina: Biologia
Série: 1º  Ano do Ensino Médio

Diagnóstico das Turmas:
Turmas numerosas (mais de 45 alunos), vindos de realidades
socioeconômica  diferentes. Sendo  que a  maioria  ( mais de
95% ) desconhecem conceitos/explicações básicas do ensino
fundamental, como por exemplo - que  as  plantas  são  seres
vivos  que produzem seu próprio alimento.

Objetivo Geral:
 Oportunizar    aos  alunos  conhecer,  pensar,  analisar   e
tomar decisões acerca da vida, de  forma  global e contex-
tualizada. Já  que a Biologia é  a  ciência que estuda a vida.

Conteúdos: ( UEPA - PRISE/PROSEL 1ª Etapa/Biologia)
Organização celular da vida:
A célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos:
.Células procarióticas e eucarióticas;
.Células vegetais e animais;
.Composição química da célula;
.Biomembranas; estrutura, permeabilidade e transporte celular;
.Componentes estruturais da célula com ênfase nas suas funções;
.Respiração celular, fotossíntese;
. Estrutura e replicação do DNA, transcrição, código genético,
  síntese de proteínas, tradução e mutação;
.Ciclo celular: intérfase, divisão mitótica e meiótica.
Sistemas Reprodutores Humano:
.Masculino e Feminino
.Ciclo mesntrual e controle hormonal
Reprodução:
.Gametogênese e fecundação
.Etapas do desenvolvimento embrionário humano  e anexos
 embrionários.
.Doenças sexualmente transmissíveis.

Objetivos Específicos (Competências e Habilidades):
.Verificar a importância da Biologia como ciência  inserida
  na história da humanidade.
.Descrever e classificar as substâncias químicas integrantes
  do meio celular.
.Conceituar enzimas e determinar suas principais funções
  nas atividades biológica, frisando a atuação dos anticor-
  pos e a importância das vacinas .
.Relacionar o papel das vitaminas, suas funções e avitami-
  noses.
.Diferenciar células procariontes de células eucariontes.
.Caracterizar membrana celular e parede celular.
.Citar as funções da membrana celular.
.Identificar e diferenciar transporte passivo de ativo
  (fenômeno da osmose).
.Descrever forma e função das organelas:Retículo endo-
 plasmático rugoso e liso, ribossomos, complexo de gol-
gi, vacúolos, centríolos, lisossomos, peroxissomo, plastos,
mitocôndrias e citoesqueleto.
.Identificar a equação da fotossíntese e da respiração,
  como os componentes que participam destes processos.
.Descrever a forma e função do núcleo  e  elementos nu-
cleares (cromossomos).
.Diferenciar os ácidos nucléicos (DNA e RNA), sua
composição química, tipos e formas estruturais, autodu-
plicação, sínteses e  código genético
. Reconhecer as fases do ciclo celular - Mitose e Meiose
.Diferenciar genoma de cariótipo, autossomo de alossomo.
.Caracterizar as fases da intérfase
.Identificar em fotos ou desenhos da mitose e meiose, as
 fases em que a mesmas  se encontram.
Reconhecer as principais diferenças entre mitose e meiose.
.Descrever a morfologia dos gametas humano.
.Reconhecer as fases da espermatogênese e da ovulogê-
 nese e suas diferenças.
.Conhecer medidas de prevenção de doenças sexualmen-
  te transmissíveis: herpes, AIDS, sífilis, gonorréia, etc.,
  identificando seus agentes etiológicos.

Metodologia e Recursos:
.Resumo no quadro ou em cartazes  e desenhos - para
 facilitar  o entendimento.
-Ler capítulos do livro didático.
.Analisar e interpretar textos de assuntos estudados.
.Criar textos referente a assuntos estudados.
.Pesquisar em livros da biblioteca e na internet
.No laboratório de informática da escola - ler texto na
  internet (selecionado pela professora) e fazer comen-
  tários.
.No estudo dos componentes químicos da célula (lipí-
dios, proteínas e carboidratos), calcular o IMC, como
medida de prevenção a obesidade, bulimia e anorexia.
.Observar e analisar rótulo de alimentos.
.Asistir dvd sobre a gripe A - produzir folde, painel  e
cartazes ( cada turma  uma atividade diferente).
.Observar besouros com lupa para reconhecer a qui-
  tina (carboidrato).
.Observar em casa animais que se regeneram (lagar-
  tixa) no estudo da mitose.
.Observar e descrever experimento para  demonstrar
  a ação das enzimas.
.Confeccionar imitação de célula com todas as orga-
  nelas e também da molécula do DNA.
.Ver dvd citologia - revisão do conteúdo ministrado
  em  sala de aula.
.Copiar e responder atividades do livro didático ou
  do quadro.

Avaliação:
Contínua,  com  atividades em classe  e  extra-classe,
de  acordo  com  os  conteúdos     ministrados      a
 metodologia aplicada e recursos utilizados. Levando
em consideração a realidade individual dos educando.

Projetos:
Só tem significado quando surge de uma necessidade
coletiva e contextualizada. Assim, não dá para iniciar
o ano com projetos prontos, sendo que a professora
ainda não conhece os alunos.

Referências Bibliográficas:
.Livro Adotado: Biologia - vol. único - Sérgio Linhares
  e Fernando Gewandsznajder - Editora Ática.
.Livros de Apoio:
- Bio - Vol. único - Sônia Lopes - Editora Saraiva.
-Citologia - Textos Acadêmicos da UFLA
-Citologia - Laurence - Ed. Nova Geração
-Biologia - Vol. único -José Arnaldo Favaretto e
  Clarinda Mercadante - Ed. Moderna
-Biologia das Células - Vol. 1 - José Mariano
Amabis e Gilberto R. Martho - Ed. Moderna.
-Medicina  Mitos e Verdades - Carla Leonel
-Biologia - Vol. 2 - Fundação R. Marinho
-O Poder Medicinal dos Alimentos - Jorge
  Pamplona.
-Revistas Nova Escola - Editora Abril
-Internet:
*www.odnavaiaescola.com/dna/
*www.infoescola.com/
*http://revistaescola.abril.com.br/templante-busca-
  plano.shtml?qu=biologia
*http://ciencia.hsw.uol.com.br/ciencias-da-vida-canal.htm
                                                 





Escola: Estadual de Ensino Médio ...
Professora: Rosa Duarte Almeida
Disciplina: Biologia
Série: 2º  Ano do Ensino Médio 

Diagnóstico das Turmas:
Turmas numerosas ( mais de 45 alunos), vindos de realidades
socioeconômica diferentes. Sendo  que  a maioria dos alunos
cursaram o primeiro ano do ensino médio na escola. Demons-
tram interesse  e afinidade  com  a  disciplina  e  possuem  os
conhecimentos básicos para o nível que estão cursando.

Objetivo Geral:
oportunizar aos alunos conhecer, pensar, analisar os princípios  
éticos, tomar   decisões  e   confrontar  opiniões  acerca    da 
genética ,  da evolução  e  da   vida.

Conteúdos (UEPA-PRISE/PROSEL  2ª Etapa/Biologia)
Idéias Evolutivas e Evolução Biológica:
.Origem da vida e atmosfera primitiva
.Teorias Evolutivas
.Evidências da evolução
.Especiação
Genética - Hereditariedade Humana e Saúde:
.Conceitos básicos
.Leis de  Mendel
.Construção e análise de genealogias
.Alelos múltiplos
.Herança dos grupos sanguíneos - sistema ABO e fator Rh
.Herança ligada ao sexo
.Aberrações cromossômicas
Seres Vivos e o Meio Ambiente:
.Conceitos básicos em ecologia
.Níveis de organização em ecologia
.Os fatores abióticos e  adaptações dos seres vivos
.Os principais ecossistemas sua estrutura e funcionamento
.Os  ecossistemas amazônicos
.Dinâmica das populações
.Estudo das comunidades
.O homem e o ambiente.

Objetivos Específicos (Competências e Habilidades):
.Aplicar corretamente os termos básicos em genética (gene, 
 genótipo, fenótipo, homozigose e heterozigose).
.Saber resolver  cruzamentos  genético  e aplicar noções de
 probabilidades .
.Construir e analisar genealogias
.Caracterizar os grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh
 e resolver problemas.
.Conhecer a importância das transfusões  sanguíneas do sis-
 tema ABO e Rh.
.Analisar paternidade duvidosa através dos Sistemas ABO  e
 fator Rh.
.Saber conceituar interação gênica
.Diferenciar genes epistáticos de não epistáticos.
.Analisar situações e resolver problemas envolvendo as heran-
 ças ligada ao sexo e influenciada pelo sexo.
.Saber  diferenciar  o fixismo do evolucionismo.
.Saber explicar a teoria evolutiva atual - neodarwinismo
.Saber explicar as teorias evoluticas de Lamarck e Darwin
.Diferenciar aberrações numéricas e estruturais
.Caracterizar as principais síndromes: Down, Turner, klinefelter,
  etc.,  analisando o cariótipo.
.Identificar e conceituar  espécie, população, comunidade, fauna,
 flora, ecotone, barreira , habitat, nicho ecológico, biosfera, ecos-
 sistema e bioma.
.Analisar a quebra do equilíbrio ecológico
.Caracterizar biomas
.Citar os principais biomas terrestres.

Metodologia  e  Recursos:
.Resumo no quadro ou em cartazes e desenhos, para facilitar
 o entendimento e explicações.
.Ler capítulos do livro didático
.Resolver atividades do quadro ou livro didático.
.Analisar flores (masculinas, femininas e hermafroditas) para
 compreender como Mendel realizou o cruzamento entre   as
 variedades de ervilhas.
.Visitar o Hemopa para  conhecer os procedimentos na  coleta
 do sangue e fazer relatório  de visita.
.Fazer heredograma da família
. Utilizar o programa MyHeritage Family Tree builder - em por-
  tuguês no laboratório de informática.
.Analisar desenhos de cariótipos  p/ identificar  aberrações.
.Ver o dvd O óleo de Lorenzo.  Resolver  e analisar questões
 referente ao filme.
.Observar desenhos e fóssil para  analisar a evolução.
.Observar fotos e animais com adaptações - seleção natural
.Conhecer em livros e pela internet os hotspots e etc.

Avaliação:
Contínua, com atividades em classe e extra-classe  e   de
acordo  com  os  conteúdos  ministrados,  a  metodologia
aplicada e recursos utilizados. Levando em consideração
a realidade individual dos educando.

Projetos:
Conversamos ( eu e os alunos)  sobre  a   possiblidade
de construirmos um  jardim   (entre as salas e o muro)
para cultivar plantas  com flores e por em prática a  1ª
Lei de  Mendel. Unindo  o   útil  ao agradável (estudo
com a beleza das flores).

Referências  Bibliográficas :
Livro Adotado: Biologia - Vol. único - Sérgio Linhares
     e  Fernando Gewandsznajder - Editora Ática
Livros de Apoio:
.Bio - Sônia Lopes - vol. único . Ed. Saraiva
.Biologia Genética e Ecologia - Laurence - Ed. N. Geração
.Biologia - Vol. único - José A. Favaretto e Clarinda Merca-
 dante - Ed. Moderna.
.Biologia Vol. 1, 2 e 3 - José Mariano Amabis e Gilberto R.
 Martho - Ed. Moderna.
.Biologia Vol. 1 e 2 - Fundação R. Marinho
.Ecologia - Textos Acadêmicos da UFLA - Marcelo Nivert
 Schlindwein e Júlio N. C. Louzada.
.Genética e Evolução - Textos Acadêmicos da UFLA -
 Magno A. P. Ramalho, João  B. dos Santos, César A.
 B. P. Pinto e Elaine A de Souza.
Internet: 
*www.infoescola.com/biologia
*www.conservation.org.br/publicaçoes
*www.portaldoprofessor.mec.gov.br/
*www.brasilescola.com/biologia/genetica.htm



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3º ANO/ENSINO MÉDIO (BIOLOGIA)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
BIOLOGIA – PRISE/PROSEL- 3ª ETAPA

Tema: Diversidade da Vida
COMPETÊNCIAS, HABILIDADES e CONTEÚDOS:
.Descrever processos e características de seres
vivos, observados em microscópio ou a olho nu.
• utilizar critérios biológicos para realizar
classificações de animais, vegetais etc.
• Apresentar, de forma organizada, o
conhecimento biológico apreendido,
através de textos, desenhos, esquemas,
gráficos, tabelas, maquetes etc.
• Conhecer diferentes formas de obter
informações (observação, experimento,
leitura de texto e imagem, entrevista),
selecionando aquelas pertinentes ao tema
biológico em estudo
• Formular questões, diagnósticos e propor
soluções para problemas apresentados,
utilizando elementos da Biologia.
• Expressar dúvidas, idéias e conclusões
acerca dos fenômenos biológicos.
• Relacionar os diversos conteúdos
conceituais de Biologia (lógica interna) na
compreensão de fenômenos.
• Estabelecer relações entre parte e todo de
um fenômeno ou processo biológico.
• Relacionar o conhecimento das diversas
disciplinas para o entendimento de fatos ou
processos biológicos (lógica externa).
Conhecer as bases e os critérios do sistema de classificação
dos seres vivos.
• Aplicar o sistema de nomenclatura binominal.
• Caracterizar o grupo dos Vírus segundo sua morfologia e
reprodução, utilizando o HIV e o bacteriófago como modelos.
• Caracterizar os reinos da natureza segundo a estrutura
celular, nutrição e reprodução bem como os seus principais
representantes.
• Caracterizar e exemplificar: Protista, Porifera, Cnidaria,
Plathyhelminthes, Nematoda, Annelida, Mollusca e
Echinodermata.
• Caracterizar e exemplificar em nível de classe: Arthropoda e
Chordata.
• Conhecer os diversos tipos de patogenias virais (dengue,
febre amarela e hepatites A, B e C); bacterianas (cólera,
hanseníase, tuberculose e leptospirose); protozoóticas
(amebíase, leishmaniose, malária e doença de chagas) e
zoonóticas (teníase, esquistossomose, ascaridíase,
ancilostomíase e filariose) com ênfase nas formas de
transmissão e de prevenção.
• Caracterizar e exemplificar, em nível de Classe, os
integrantes da Divisão Anthophyta.
• Caracterizar os diferentes tecidos vegetais quanto às suas
funções, ressaltando sua utilização pelo ser humano.
• Relacionar os processos metabólicos (respiração e
fotossíntese) às funções do organismo vegetal como um todo.
• Reconhecer a ação e a importância dos principais
fitormônios nas angiospermas.
• Caracterizar os órgãos vegetais relacionando-os com suas
respectivas funções.
• Descrever o ciclo reprodutivo (metagênese) em Briófitas,
Pteridófitas e Espermatófitas.
• Caracterizar os diferentes tecidos humanos quanto às suas
respectivas funções.
• Descrever os sistemas funcionais nos seres humanos e suas
inter-relações na integração do organismo e com o ambiente
                            Unidade temática 1:
Orgnizando a diversidade dos Seres vivos:
a) A classificação biológica e o sistema de nomenclatura
binominal.
b) Os grandes grupos de organismos:
Virus
Monera
Protista
Fungi
Plantae
Animalia
         Unidade Temática 2:
Os seres vivos diversificam os processos vitais:
• Meristemas
• Epiderme e anexos
• Tecidos condutores
• Tecidos de sustentação
• Parênquimas
Unidade Temática 3:
As funções vitais básicas:
• Fotossíntese
• Respiração
• Reprodução
            Unidade Temática 4:
- Estruturas teciduais e sistêmicas humanos:
a) Histologia
• Tecido epitelial
• Tecido conjuntivo
• Tecido muscular
• Tecido nervoso
b) Fisiologia humana
• Nutrição e digestão
• Respiração
• Circulação
• Excreção
• Coordenação (nervosa e hormonal).