quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Como os vírus são cultivados em ovos para a produção de vacinas


A vacina tem como função estimular o nosso sistema imunológico a criar "armas" contra antígenos (vírus, bactérias) que invadem nosso organismo. Elas são produzidas com antígenos inativados ou atenuados que serão introduzidos em nosso corpo com objetivo de estimular a produção de anticorpos (armas) e células de memória do nosso sistema imunológico. Assim, quando antígeno de determinada doença invadem nosso corpo, as "armas" contra os mesmo, já estarão prontas para elimina-lo rapidamente, evitando assim, os sintomas da doença. 
Veja como a vacina é produzida:
Processo inclui gente, ovos e paciência
1. Coleta - Médicos vão até pessoas infectadas e coletam amostras de sangue e catarro, que vão para o laboratório onde o vírus é isolado.
2. Inoculação - Amostras são injetadas em ovos, que são colocados em incubadoras. O vírus se multiplica dentro dos ovos por um prazo de 2 a 5 dias.
3. Colheita - Uma máquina abre os ovos e extrai seu conteúdo, que é filtrado para isolar os vírus. Cada ovo dá para fazer 1 a 3 doses de vacina.
4. Inativação - Os vírus são mortos pelo contato com uma solução de formol. A vacina é elaborada com fragmentos deles que, quando injetados no paciente, ativam seu sistema imunológico.
5. Atenuação - Neste método, o vírus é resfriado ou diluído (através de sucessivas inoculações de ovos) até que perca parte de sua força. A vacina contém vírus vivo.
6. Vacina de DNA - Técnica ainda em fase experimental. A vacina não contém vírus morto nem enfraquecido só os genes dele. Isso supostamente torna a imunização mais eficaz e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!