terça-feira, 26 de julho de 2016

Aguapé (Eichhornia spp)


      Nome Científico: Eichhornia azurea
Nome Popular: Aguapé, mururé, camalote, rainha-dos-lagos, jacinto-d’água, baronesa, murumuru, pavoa, pareci ,
Família: Potenderiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene
Floração: Verão 
 Clima: Quente e úmido 
 Luminosidade: sol pleno 
 Crescimento: rápido.

É uma espécie aquática flutuante, vive em lagos, rios, espelhos d’água, etc. Chega a medir de 20-50cm de altura, e é nativa do Brasil e América Tropical.
Propagação: é vegetativa ou por semente (que é liberada na água e pode sobreviver 15 anos submersa).
Espécies: Existem sete espécies, sendo a mais conhecida a E. crassipes, o jacinto-de-água-comum, popularmente conhecida em alguns locais do Brasil por gigoga. Outras espécies conhecidas são as E. azurea (jacinto-de-água-ancorado), E. diversifolia (jacinto-de-água-de-folha-variável) e a E. paniculata (jacinto-de-água-brasileiro).
O aguapé de forma controlada serve de abrigo natural a organismos de vários tamanhos e aspectos, servindo de habitat para uma fauna bastante rica, desde microrganismos, moluscos, insetos, peixes, anfíbios e répteis.
Eichhornia spp, podem se multiplicar rapidamente, tanto por meios vegetativos, como por frutos e sementes. Infestam reservatórios, canais de irrigação, rios de fluxo lento e lagoas. Em alguns casos, chegam a cobrir por completo a superfície e roubam a luz das algas que oxigenam a água, causando a redução do oxigênio dissolvido e a morte dos seres aquáticos que dele dependem.
Em pouco tempo, o excesso dessas plantas também acidifica a água, devido à concentração de matéria orgânica em decomposição. A acidez é fatal para as turbinas e outros equipamentos utilizados pelo homem, daí o praguejar dos operadores, reforçado pelo fato de os aguapés também entupirem canos, dutos e outras passagens.
Utilidade da Planta: Pelo fato de absorverem poluentes inorgânicos, como metais pesados, e orgânicos, como os presentes nos esgotos domésticos, eles são usados na filtragem de corpos d’água poluídos. O processo é simples: basta deixar os aguapés se multiplicarem e aos poucos eles absorvem e retêm os poluentes. 
Paisagismo: É uma planta que aceita bem águas cinza provenientes de água descartada por pias, chuveiros e tanques de lavar roupa ou máquinas de lavar.Tem a capacidade de limpá-la dos elementos contaminantes, podendo ser feito um reservatório de acolhimento da água servida onde serão postas mudas do aguapé para ajudar na sua limpeza.

 AGUAPÉ 
( Eichhornia azurea)
Flor hermafrodita do Aguapé
(Eichhornia azurea)
Aguapé (Eichhornia) 
 Paisagismo e Aquários

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite, meu aguapé está com má chás pretas. saberia me dizer se é normal? Não achei nada sobre

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!