domingo, 19 de agosto de 2012

Plantas da Família Cactaceae

 A família Cactaceae, com mais de 100 gêneros e aproximadamente 2000 espécies, apresenta distribuição na América do Norte e América do Sul; no Brasil existem cerca de 40 gêneros e mais de 200 espécies.
São plantas que pertencem ao grupo das xerófitas (do grego xeros - seco e phyton planta), cuja evolução está baseada no princípio da redução das partes vegetativa como por exemplo,  no encurtamento dos entrenós, na redução do limbo foliar, etc. Consideradas plantas típicas da Caatinga, já que resistem a longos períodos de seca. Ao perceber que está muito calor e que estão perdendo água, elas fecham seus  estômatos (poros pelo qual ocorre o intercâmbio de  gases entre a planta e o ar),isso reduz quase totalmente a perda de água e permite que  elas sobrevivam por longos períodos de seca. Reproduzem-se de forma sexuada (geralmente possuem flores hermafrodita) e  assexuada por reprodução vegetativa.São plantas  perenes, suculenta e geralmente com espinhos  (formação pontiaguda,normalmente endurecida, resultante da modificação total ou parcial da folha). Em algumas espécies as folhas verdadeiras se transformam totalmente  em espinhos que serve como proteção  contra predadores. Estão adaptadas a viver em ambientes de clima seco e locais rochosos, por isso possuem caules, folhas ou raízes que armazenam água, as folhas tem pelos ou escamas para diminuir a evaporação e raízes longas para alcançar lençóis subterrâneos de água. Entretanto, são plantas práticas para se cultivar,  pois não exigem regas constantes.
 São plantas frequentemente espinhentas e suculentas que crescem tanto quanto árvores, arbustos ou forrações. O caule apresenta formatos, como colunares, esféricos,  recobertos ou pontuados de espinhos rígidos ou flexíveis , as espécies epífitas ostentam caules flexíveis segmentados ou não. Folhas eventualmente  alternas e simples, sem estípulas, frequentemente carnosas, ou modificadas em espinhos, como na grande maioria dos gêneros. Inflorescência cimosa, porém, na maioria das vezes, reduzida a flores isoladas; flores comumente vistosas, bissexuadas, excepcionalmente unissexuadas, cálice com sépalas internas numerosas, semelhantes a pétalas, nectários geralmente presentes; ovário ínfero (exceção em Pereskia) . Fruto do tipo baga ou cápsula carnosa.
 Grupo de plantas com grande potencial ornamental e largamente utilizadas no paisagismo, tanto em jardins como em arranjos e vasos de interiores, além de serem muito cobiçadas por colecionadores ,devido à suas formas exóticas e exuberantes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!