terça-feira, 19 de outubro de 2010

MOLUSCOS, CONCHAS E BELEZAS

Desde que o objetivo da educação é permitir que vivamos melhor, nossas escolas deveriam tomar a natureza como mestra.
Voltamos ao mundo dos moluscos, que fez Piaget pensar sobre os homens… Deles a primeira coisa que vi foram as conchas. Eu vi, simplesmente, sem nada saber sobre suas origens. Ignorava que existissem moluscos. Não sabia que elas, as conchas, tinham sido feitas para ser casas daqueles animais de corpo mole que, sem elas, seriam devorados pelos predadores. Meus olhos apenas viram. Viram e se espantaram.
O espanto -os gregos sabiam que é no espanto que o pensamento começa. O espanto vem quando um objeto se coloca diante de nós como um enigma a ser decifrado: “Decifra-me ou te devoro!”. Conchas são objetos espantosos.
Foi um espanto estético. Foi a beleza que exigiu que eu as decifrasse. Conchas são objetos assombrosos, construídos segundo rigorosas relações matemáticas. Os moluscos eram também artistas, arquitetos. Suas casas tinham de ser belas. Será que a natureza tem uma alma de artista? Coisa estranha essa, com certeza alucinação de poeta, imaginar que a natureza seja a casa de um artista!
Não para Bachelard, que não se envergonhava em falar sobre “imaginação da matéria”. Haverá uma analogia entre a natureza e o espírito humano? Serão os homens apenas a natureza tomando consciência de si? Antes que a “Pietá” existisse como escultura, existiu como realidade virtual na alma de Michelângelo. Antes que as conchas existissem como objetos assombrosos, elas existiam como realidades virtuais na “alma” dos moluscos...
E quando indagados por pais e alunos sobre as razões de serem as conchas os símbolos da escola, os professores teriam uma ocasião para lhes dar a primeira aula de filosofia da educação: O objetivo da educação é ensinar as novas gerações a construir casas. É preciso que as casas sejam sólidas, por causa da sobrevivência. Para isso as escolas ensinam a ciência. Mas não basta que nossas casas sejam sólidas, é preciso que sejam belas. A vida deseja alegria. Para isso as escolas ensinam as artes.
Hume, ao final do seu livro “Investigação sobre o Entendimento Humano”, propõe duas perguntas -somente duas-, que, se feitas, produziriam uma assepsia geral do conhecimento. De forma semelhante, e inspirado pela sabedoria dos moluscos e suas conchas, quero propor duas perguntas sobre tudo o que se ensina nas escolas. Primeira: isso que estou ensinando é uma ferramenta? Tem um uso prático? Aumenta o poder do aluno sobre o mundo que o cerca? De que forma ele pode usar isso que estou ensinando como ferramenta para construir a sua concha, a sua “casa”?
Segunda: isso que estou ensinando contribui para que o meu aluno se torne mais sensível à beleza? Educa a sua sensibilidade? Aumenta suas possibilidades de alegria e de espanto?
Concluo com as palavras de Hume: se a resposta for negativa, então “que seja lançado ao fogo”, porque nada tem a ver com a sabedoria da vida. Não passa de tolice e perda de tempo…
                                      Rubem Alves (escritor e  educador)

                   MOLUSCOS E CONCHAS

1. Definir o termo “molusco”.
Animal de corpo mole desprovido de ossos ou quitina, protegido por concha calcária.

2. Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
Gastrópodes – concha com uma valva, geralmente hermafroditas, são terrestres. Ex. Caracóis.
Bivalves – conchas com duas valvas, são aquáticos. Ex. Mariscos e ostras.
Cefalópodes – concha interna ou ausente, são aquáticos. Ex. Polvos e lulas.

3. Distinguir entre molusco univalves e bivalves, considerando o seguinte:
a. A concha – o univalve tem apenas uma concha, os bivalves possuem duas conchas.
b. O corpo do molusco – os univalves vivem fora da concha, enquanto os bivalves vivem dentro dela.
c. Reprodução – os univalves são hemafrodidas, mas cruzam com o parceiro. Os bivalves botam ovos.
d. Movimentos – ambos se movimentam pelo pé, que serve para fixar ou movimentar o molusco.
e. Busca por alimento – os univalves vão à caça e os bivalves ficam à espreita, esperando o bote.
f. Auto-preservação – os univalves entram na concha, os bivalves se fecham firmemente.

4. Identificar em conchas ou desenhos, e conhecer o seguinte glossário de termos conquiliológicos:
a. Válvula – cada uma das peças sólidas que revestem um molusco.
b. Vértice – ponto culminante da concha.
c. Orifício – canal por onde passam os detritos.
d. Bisso – fios de seda com os quais o molusco bivalve se firma nas rochas.
e. Pata – serve como elemento de escavação, fixação ou locomoção.
f. Manto – pele dupla que recobre o corpo do animal, isto é, as vísceras.
g. Opérculo – tampa membranosa ou calcaria que fecha a boca da concha. Ocorre em caracóis e outros.
h. Mãe da pérola – é a ostra, responsável por produzir as belas pérolas através da areia.
i. Epiderme – camada superficial, não vascularizada da pele.
j. Costelas – estrutura ausente nos moluscos, seres invertebrados.
k. Canal – tubo de entrada e saída de água.
l. Espinhas – estruturas salientes e alongadas presentes em alguns moluscos.
m. Espira – cada uma das voltas do espiral que forma algumas conchas.
n. Lábios – ou palpo labial ciliado, é o órgão de apreensão do alimento dos moluscos bivalves.
o. Linhas concêntricas – linhas da concha que partem de um mesmo centro.
 
5. Explicar o desenvolvimento de uma concha. Quanto tempo vivem os moluscos?
Entre a concha e o manto, há um espaço livre, chamado de cavidade do manto. Ali há células secretoras que serão responsáveis pela formação da concha. A concha irá servir como esqueleto externo para proteger o corpo mole do molusco. Os moluscos vivem de acordo com as condições do ambiente. Alguns chegam a mais de 20 anos em cativeiro.
 
6. Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strombus pugilis ("concha de briga"), e explicar por que esta concha tem este nome.
É encontrada em toda a costa brasileira. Habita no fundo da areia e gramíferas (2-15 metros). É comestível e utilizada na fabricação de cal. Recebe esse nome pela formação pontiaguda, como um punhal.
7. Identificar e explicar as atividades do teredem.
É um molusco bivalve, muito especializado, de corpo delicado, provido de concha interior, pequena, com a qual perfuram a madeira de navios e de ancoradouros submersos. São aptos em digerir a celulose.
 
8. Como se explica a distribuição dos moluscos?
Os moluscos são seres altamente especializados em viver em ambientes diversos. Através da pouca exigência de condições, vivem em todos os oceanos, se espalhando por todo o mundo. Os predadores têm dificuldades em atacá-los por sua proteção em concha dura.
 
9. Dar o nome de dois moluscos que não tem concha.
Polvo e lula, pois fazem parte do grupo dos cefalópodes.

10. Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
a. Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas?
Entre a concha e o manto existe um espaço conhecido como cavidade do manto, nele estruturas especiais se projetam a fixar a concha nos univalves. Os bivalves possuem uma substância fixadora.
b. Como se controla a cor de uma concha?
Varia conforme a região de procedência, luminosidade e condições ambientais.
c. Que molusco tem quatro guelras?
A Tridacna maxima.
d. A partir de que animal marinho fazia-se a tinta da Índia?
O polvo se defende expelindo a tinta conhecida como sépia.
e. Que molusco deixa um rastro brilhante?
A lesma, o rastro é uma substância que serve para ela escorregar e se locomover com maior facilidade.
f. Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas?
As Cypraea foram utilizadas inclusive por portugueses e holandeses como dinheiro. Aliás, o nome popular da Cypraea em inglês é Cowrie, que nada mais é a palavra portuguesa Cauri (Concha) adaptada para o inglês. Os holandeses têm registros de 4,7 bilhões de Cypraea comercializadas entre 1669 e 1766!
g. Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos?
A concha simpulum.
h. A tinta púrpura, dos tempos antigos, era retirada da secreção de que molusco?
É retirada do murice das conchas.
i. Qual é a fonte das pérolas? Como se formam?
São as ostras, que fazem as pérolas através de processos químicos com a areia no seu interior.

11. Citar seis usos comerciais das conchas.
  Bijuterias, cal, produção de pérolas,  farinha de conchas para ave, dentre outros.

Fonte: www.especialidades.org
Imagem: www.ligamar.cl 

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